|
O conteúdo deste site é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil.
A reprodução dos textos é livre, desde que citada a fonte e o autor.
* Todos os campos,com exceção da mensagem,são obrigatórios
Com a implatação, até o final deste ano, dos Parques Itaipu e Baliza na região sudoeste serão 24 unidades de conservação e lazer entregues só nos últimos seis anos. A ordem de serviço para a construção dos dois parques foi assinada hoje pela manhã pelo prefeito Paulo Garcia, que relembrou a constante preocupação da atual administração com a questão ambiental.
As obras para construção dos dois novos parques foram licitadas no valor de R$ 376.333,39, com verbas federais do Ministério do Turismo e contrapartida de 5% da Prefeitura, que utilizará recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A área total dos dois parques será de 39.758,18m².
Para o prefeito Paulo Garcia os parques, além de uma ótima opção de lazer para a população, são um estímulo primordial às pessoas para a preservação ambiental. De acordo com o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Clarismino Pereira Junior, ao assinar as ordens de serviços a atual administração avança ainda mais no processo de gestão ambiental da cidade.
Já o vereador Paulinho Graus, representante da comunidade da região, ressaltou a necessidade de preservação do local. "Cuidar de uma mata como essa, nesse setor, é mostrar responsabilidade com o meio ambiente".
Novas ações
Na oportunidade o prefeito Paulo Garcia também anunciou novas ações da prefeitura na área de meio ambiente. Segundo ele, esses novos parques serão inaugurados em aproximadamente 120 dias. O prefeito também informou a construção de um novo parque na região norte da capital.
Já os Parques Itália e das Flores trarão novidades. O Parque Itália terá um novo centro de convivência e o Parque das Flores, onde há duas áreas, sendo uma com lago extenso (que não será destinado a área de visitação), será criado um centro de estudos e pesquisa, onde serão feitos trabalhos de piscicultura, produzindo assim, os peixes que serão distribuídos nos lagos dos diversos parques da capital.
Já no Setor Faiçalville, onde se localiza a nascente do Macambira, está incluído no Projeto Macambira Anicuns um grande parque. "Estamos em fase final de licitações dos projetos executivos", anunciou o prefeito. Ele informou ainda, que em breve, a Prefeitura fará a entrega definitiva da revitalização do Lago das Rosas. "Com as obras terminais das galerias pluviais, acredito ser possível realizar esse projeto até o final de 2010", disse.
O prefeito Paulo Garcia destacou que atual administração está atendendo a todas as regiões e comunidades da Capital, independente de estarem centralizadas ou em locais periféricos. "A nossa intenção é que toda a população goianiense tenha a possibilidade de ter o seu espaço de lazer, convivência e preservação ambiental", ressaltou Paulo Garcia. Ele acredita que a população já tomou consciência de que Goiânia é uma cidade limpa, socialmente justa e que se tornará mais humana, sendo exemplo aos demais municípios brasileiros, de forma sustentável.
Elogio
Presente a solenidade, o eeputado estadual Luiz César Bueno elogiou o trabalho do atual presidente da Amma, que segundo ele, gerou uma grande economia aos cofres da Prefeitura, já que do total de 1 milhão de reais recebidos do Ministério do Turismo para os gastos dos parques Itaipu e Baliza, ainda restaram 550 mil, que poderão ser investidos em outros novos parques. "A competência dos gestores dessa atual administração municipal mostra a seriedade dessa atual gestão da Prefeitura".
O encontro foi encerrado com um café da manhã oferecido pela Amma. Estiveram presentes diversas autoridades municipais, federais e estaduais. Entre elas: Presidentes Francisco Almeida (Amob), Miguel Tiago (AMT), Luciano de Castro (Comurg), o secretário de Comunicação Rodrigo Czepak, os vereadores Juarez Lopes e Paulinho Graus, os Deputado Luiz César Bueno e a ex- Deputada, Neide Aparecida.
Reportagem: Fernanda Machado
* Todos os campos são obrigatórios