|
O conteúdo deste site é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil.
A reprodução dos textos é livre, desde que citada a fonte e o autor.
* Todos os campos,com exceção da mensagem,são obrigatórios
O Governo de Goiás, através da Saneago, criou há oito anos a Escolhinha do Saneamento, que funciona da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da capital. Nesse período 240 mil pessoas de 4326 instituições visitaram a Escolinha.
Na Escolinha de Saneamento são ministradas palestras educativas, realizadas dinâmicas coletivas, apresentações teatrais e apresentados vídeos sobre água e esgoto, além de visita às unidades da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE e Estação de Tratamento de Água Meia Ponte – ETA, onde os visitantes recebem informações sobre o processo de tratamento de água e esgoto.
O público alvo são estudantes, professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, universidades, funcionários da Saneago, de empresas, associações de classe, representantes comunitários e organizações não-governamentais, beneficiando diretamente os moradores da capital e também de outros municípios que formam as bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite.
Os resultados, colhidos ao longo desse período, vão além da expectativa inicial e podem ser demonstrados pela multiplicação de atividades inspiradas no modelo criado e também pelo grande interesse despertado entre seu público preferencial. Em muitos casos uma instituição procura visitar a Escolinha mais de uma vez por ano, trazendo estudantes de diferentes níveis de idade.
No mês de maio do ano passado a Escolinha do Saneamento realizou o 1º Seminário de Práticas Educativas. Na ocasião professores que visitaram a Escolinha apresentaram projetos que pretendem combater o desperdício e a ação predatória contra a natureza. Durante o evento eles receberam informações aprofundadas sobre saneamento.
Educação ambiental
O objetivo da equipe que atua no programa da Saneago é o de tentar impedir que o processo de exploração dos recursos naturais continue sendo feito de forma insustentável, destruindo a fauna e a flora do bioma Cerrado. Assim, a educação sanitária e ambiental representam a possibilidade de inserção de novos mecanismos, formas e caminhos que levem a sociedade à sensibilização e, conseqüentemente, à reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente para uma vida sadia.
Mais informações: (62) 3522-2722
* Todos os campos são obrigatórios