|
* Todos os campos,com exceção da mensagem,são obrigatórios
Goiânia, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2007; SEPIN, 2008), possui uma área de 739 quilômetros quadrados (km²) e uma população aproximada de estimada em 1.265.300 habitantes. A topografia da região metropolitana da é composta por 22 sub-bacias hidrográficas, sendo que todas elas deságuam nos ribeirões João Leite, Anicuns e Dourados que pertencem à bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte.
A sub-bacia do córrego Cascavel está localizada na porção Sul do município abrange uma área de 34,28 quilômetros quadrados (km²), o equivalente a área de drenagem dos córregos Cascavel, Vaca Brava, Mingau e Serrinha. Nas áreas próximas a estes córregos estão localizados os bairros mais antigos da Capital, como o Parque Amazônia, o Jardim América, o Setor Sudoeste, o Setor Bueno, o Bairro dos Aeroviários, o Setor Campinas e outros.
A hidrografia de Goiânia é formada por 85 cursos d’água, sendo que deste total 80 são classificados córregos, quatro como ribeirões (João Leite, Anicuns, Capivara e Dourados) e um como rio, o Rio Meia Ponte. Informações da Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) revelam que estes mananciais sofrem problemas ambientais como a ausência de mata ciliar e de galeria, lançamento clandestino de esgoto, lançamento clandestino de entulho, focos de erosão, assoreamento e ocupação irregular de faixa de APP – Área de Preservação Permanente.
*Mapa hidrográfico: http://www.meiaponte.org/arquivos/hidrografia-goiania.pdf